Roque Bezerra Dantas afirma: “A Capal trouxe novo ânimo para o produtor rural da região de Taquarivaí”.
Roque é associado desde 2011 e o amor pelo cultivo da terra já vem de família. A fazenda Santa Cruz, em Paranapanema, era do seu pai, e hoje é administrada por ele com muito orgulho.
Para ele, a instalação da Cooperativa naquela região fortaleceu a atividade. “Gostaria que a Capal tivesse vindo antes para cá, pois estaríamos ainda mais desenvolvidos e o trabalho estaria bem avançado.
Logo após a chegada da Capal em Taquarivaí, em 2010, Roque teve a indicação de um amigo produtor, que já havia se associado, e então, “foi um período de namoro”, diz. “Por um tempo fiquei analisando a proposta de me associar à Capal. Foram várias visitas da equipe da Cooperativa até que senti que era o momento, e desde então a parceria se fortaleceu”, conta o produtor.
|
|
O acompanhamento diário das atividades garante ao produtor melhor gerenciamento da fazenda e também evita surpresas.
A proximidade com o corpo técnico da Cooperativa é outro ponto que traz grandes benefícios. Para o produtor a assistência técnica da Capal é fundamental, pois direciona o produtor e ajuda na otimização dos recursos, além de favorecer a produtividade.
O agrônomo Humberto Dalcin, que presta assistência na propriedade, explica que o trabalho feito em conjunto tem dado bons resultados. “O cooperado entende que a rotação de culturas, as aplicações no tempo certo e a escolha das melhores sementes são pontos indispensáveis para uma boa produtividade”, conta Humberto.
No que diz respeito à comercialização de grãos, Roque se sente seguro pois entende que com a Cooperativa pode negociar com garantia e mais facilidades.
O cooperado também é um grande parceiro da Fundação ABC, cedendo áreas da propriedade para ensaios e pesquisa.
|