30
Jan 23 ![]() |
Propriedades de pequeno porte investem na qualidade do leite
“Não importa o tamanho da propriedade, mas tem que ser bem organizada”. Esse é o lema do produtor Lourival Pereira Freire que trabalha com a produção de leite há sete anos. Sua propriedade é de pequeno porte, mas o cooperado da Capal tem investido cada dia mais em infraestrutura e bem-estar animal para melhorar a qualidade do seu produto final.
E por falar em melhorias, o produtor Rurian Costa Rivera, também associado da Cooperativa, tomou a mesma iniciativa e investiu em sua propriedade no ano passado.
Ambos seguiram as orientações da equipe técnica da Capal que é responsável em fazer o acompanhamento para garantir que tudo esteja dentro das condições de saúde dos animais.
“Desde 2019, a Cooperativa se reestruturou e fez um investimento para cuidar da qualidade do leite e hoje temos técnicos de nutrição nas unidades do Paraná e São Paulo. Nós fazemos a coleta e análise do leite e o produtor recebe o resultado para fazer as correções necessárias, então os técnicos prestam todo o auxílio para que essas melhorias sejam realizadas”, explica Roberto Caldeira, Coordenador de Assistência Técnica Bovinos.
Segundo Caldeira, tudo precisa estar dentro da Instrução Normativa 76 e 77 do Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento (MAPA). “Além das visitas dos técnicos, nós fazemos toda essa parte de melhoramento para que o produtor possa extrair o máximo do pagamento. O leite é bonificado de acordo com a qualidade”, aponta.
Para as propriedades de porte pequeno, os técnicos fazem toda diferença, conforme destaca Roberto. “A perda em valores é muito grande e, por isso, a importância em desenvolver estas propriedades focando na análise do controle leiteiro”.
- Lourival
Lourival trabalhava como representante comercial de máquinas agrícolas, mas sempre teve o sonho em trabalhar com leite. O investimento começou aos poucos e hoje sua produção está a todo vapor. “Na época, adquiri 15 hectares de terra e fui investindo nas melhorias a partir das orientações técnicas que eu recebi. Há duas semanas eu inaugurei o novo barracão com capacidade para 46 animais e produção diária de 650 litros de leite por dia”, conta.
As melhorias na infraestrutura estão focadas no conforto animal com serragem para as vacas, separadores, ventiladores e limpeza do barracão três vezes por dia com um trator. “Mesmo sendo pequeno você sempre precisa estar investindo conforme o bolso. Mas se é um sonho, vai mexendo devagar e aos poucos. A Capal me orientou muito nessa questão”, destacou.
- Rurian
O desejo de Rurian em trabalhar com a produção de leite passou de pai para filho. Uma pequena estrebaria da família com 18 vacas e produção de 250 litros de leite por dia deu lugar a uma nova estrutura que hoje conta com 33 vacas e 650 litros de leite/dia.
“Meu pai me passou as vacas que ele tinha e eu dei continuidade ao trabalho juntamente com a minha esposa. Recentemente fizemos o barracão e investimos dinheiro na compra de uma sala de ordenha semiautomatizada e tudo isso pensando mais no conforto dos animais do que o meu”, brinca.
- Metas de qualidade
O técnico agropecuário, Lucas Carneiro, explica que realiza visitas nas propriedades para coletar amostras de leite que irão indicar as condições de saúde das vacas e outros problemas como a mastite, por exemplo.
“Nós também estabelecemos algumas metas de qualidade para que esse produtor seja cada vez mais bonificado. E eu vejo que os produtores buscam melhorar cada dia mais, sempre procurando em crescer em questão de qualidade”, finalizou.
|
![]() |
![]() ![]() faleconosco@capal.coop.br |
![]() |
A COOPERATIVA - História - Visão - Administração SEJA UM COOPERADO - Vantagens - Como ser um cooperado - Formulário UNIDADES |
PRODUTOS E SERVIÇOS Rações - gado de leite - gado de corte - outros animais Sementes - soja - trigo Recepção e Secagem Loja de Produtos Postos de Combustível |
INSTITUCIONAL - Trabalhe conosco - Fale conosco - Vídeo institucional - Galeria de imagens NOTÍCIAS AGENDA PUBLICAÇÕES - Editoriais - Relatórios |