01
Mar 23 ![]() |
De pai para filhos: conheça a história da família Sala
![]()
Já são seis gerações de muito trabalho da família Sala que começou com o plantio de subsistência logo que veio da Itália para o interior de São Paulo. Anos se passaram e hoje a agricultura se tornou um modelo de negócio que está em constante crescimento.
E qual o segredo? A resposta está na união dos pais com os filhos, o aprendizado desde a infância e a continuidade daquilo que teve início há décadas somado à aplicação de conhecimentos adquiridos ao longo do tempo.
A reportagem do Capal Notícias foi conhecer de perto o trabalho realizado pelo produtor Josemar Sala, da sua esposa Valdirene Galvão Pinheiro Sala e os filhos, o agrônomo Vinícius Pinheiro Sala e o veterinário Jefferson Pinheiro Sala.
A propriedade da família fica em Itararé (SP) onde é realizado o plantio de soja, milho feijão e trigo. O trabalho também estende para a pecuária com a criação do gado de corte.
Em uma conversa bem descontraída, Josemar lembra que tudo o que sabe aprendeu com o seu pai. “Sou produtor desde que me ‘conheci por gente’. O meu pai tinha um sítio, então eu cresci trabalhando e segui a profissão dele”, disse. Mas nem tudo foi fácil para a família, conforme lembrou Josemar. “Morávamos em outra cidade e a lavoura não produzia. Naquela época, não tínhamos o acompanhamento que temos hoje da Capal para usar os tratamentos corretos. Eu tinha 20 anos e lembro que não queria continuar com o trabalho, porque não estava dando resultado. Vendemos a área que tínhamos e viemos para Itararé”, lembra.
O produtor deu continuidade ao trabalho depois que o pai se aposentou e entrou como associado da Capal em 2002. “Hoje temos um patrimônio considerável e crescemos para caber todo mundo. Os filhos estudaram e se formaram nessa área e conseguimos crescer juntos”, destacou.
- Família: base estrutural do negócio
“Nunca tive vontade de fazer outra coisa. Me formei em Agronomia em 2019 e só sai de casa para estudar. Fazia parte do meu plano voltar e continuar trabalhando na propriedade. Na geração do pai veio a soja que alavancou os negócios. E hoje eu tenho a oportunidade de fazer o que eu gosto e, ainda por cima, estando perto da minha família. Isso não tem valor que pague”, questionou Vinícius.
Hoje, além de trabalhar na propriedade da família e aplicar os conhecimentos adquiridos na graduação, Vinícius também está cursando uma especialização em Solo e Nutrição de Plantas ofertada pela Capal. “Confesso que não queria estudar mais”, brinca. “Mas vai passando o tempo e eu senti a necessidade de me atualizar. Quando vi a oportunidade da pós-graduação publicada no Capal Notícias eu percebi que não poderia deixar isso passar”, acrescentou.
Jefferson é dois anos mais novo que o irmão e recentemente se formou em Medicina Veterinária. “Quando eu ainda estava no ensino médio, nós compramos alguns bois e então surgiu a ideia de cursar veterinária. Gostei muito pois vejo que é uma atividade bem representativa. Sempre quis ficar aqui e hoje consigo agregar a minha formação com a pecuária que é um braço direito da agricultura”.
- Orgulho para os pais
Josemar e Valdirene contam que sempre apoiaram os filhos nas decisões e que se orgulham de ver eles por perto, tocando a propriedade. “É um orgulho eles estarem aqui trabalhando. Vejo que se eles não estivessem aqui eu não estaria trabalhando com gado, por exemplo. Mas também se eles quisessem ter ido para outra área eu não iria impedir, porque é preciso gostar do que faz e não pensar somente em dinheiro”, disse o pai.
“No começo eu queria que eles estudassem outra coisa e conquistar tudo zero. Mas hoje eu vejo que a ajuda deles é essencial aqui”, complementou Valdirene que cuida de toda a parte burocrática dos negócios da família.
- Capal por dentro do sucesso
Por trás de todo o sucesso, a família destaca o apoio e acompanhamento da Capal. “Temos a assistência correta da Cooperativa, principalmente para utilizar o produto certo, algo que tínhamos dificuldade lá atrás. Para nós tem sido muito bom”, disse Josemar.
O engenheiro agrônomo da Capal de Itararé, Fábio Junior Telaxka acompanha a família há cinco anos e destaca a evolução do trabalho e engajamento de todos.
“A produtividade e os rendimentos só melhoraram seguindo as orientações das aplicações dos produtos corretos. Vejo que a sucessão familiar é a base de tudo para manter a família unida, dando essa continuidade do pai adquirir a experiência do avô e os filhos darem seguimento”, apontou.
|
![]() |
![]() ![]() faleconosco@capal.coop.br |
![]() |
A COOPERATIVA - História - Visão - Administração SEJA UM COOPERADO - Vantagens - Como ser um cooperado - Formulário UNIDADES |
PRODUTOS E SERVIÇOS Rações - gado de leite - gado de corte - outros animais Sementes - soja - trigo Recepção e Secagem Loja de Produtos Postos de Combustível |
INSTITUCIONAL - Trabalhe conosco - Fale conosco - Vídeo institucional - Galeria de imagens NOTÍCIAS AGENDA PUBLICAÇÕES - Editoriais - Relatórios |