No Recanto das Marias, propriedade de Luciano de Andrade ZanforlinFilho em Taquarituba, a dedicação é exclusiva para a produção de leite e alimentação animal.
Nas outras 3 propriedades, os 350 hectares são destinados à lavoura.
O produtor enxerga na diversificação de atividades a estabilidade necessária para o trabalho no campo.
|
|
A diversificação de segmentos otimiza os investimentos
“Hoje posso utilizar as mesmas máquinas e funcionários para o trabalho nos diferentes segmentos, assim tenho uma economia significante. Se trabalhasse só com o leite, por exemplo, não seriaviável investir em máquinas, conta o produtor.
|
“Quando iniciamos com o trabalho no campo, há 8 anos, tínhamos terras arrendadas e produzíamos leite somente para a demanda do restaurante da família, depois disso, decidimos investir comprando terras e aumentando o plantel, alcançando assim maior autonomia e rentabilidade”, conta Luciano.
Em uma das áreas foi percebido que o relevo e estrutura não favoreciam o plantio, por isso a opção por dedicar o espaço somente para o gado e para cultivo de pequenas áreas destinadas à alimentação animal. Segundo Luciano, é muito importante que o produtor analise a estrutura da sua propriedade e usufrua dela da melhor forma possível.
|
|
Segundo o produtor, com a Cooperativa ele se sente mais seguro para implantar um novo segmento. Hoje ele estuda a viabilidade de implantar a suinocultura.
“A Capal, acima de tudo, é fiel ao cooperativismo, assim, sinto segurança em buscar novos projetos para investir, pois na Cooperativa tenho a garantia de preço justo, insumos de qualidade e ótima estrutura de armazenagem. Também a assistência técnica da Capal e a estrutura da Fundação ABC asseguram o melhor andamento das minhas atividades no campo”, afirma.
|