+55 43 3512-1000     faleconosco@capal.coop.br
  INICIAL A COOPERATIVA SEJA UM COOPERADO UNIDADES
 
INSTITUCIONAL
NOTÍCIAS
AGENDA
PUBLICAÇÕES
LINKS ÚTEIS
DOWNLOADS
   



30
Out 23

Goiaba: cultura que agrega valor para os produtores de Carlópolis




Capal viu a importância de realizar um projeto para o acompanhamento técnico junto aos produtores com o objetivo de manter a qualidade do fruto e desenvolver um trabalho ainda mais eficiente 

O sabor, tamanho e aparência da goiaba produzida em Carlópolis (PR), no Norte Pioneiro, chamam atenção não somente em outros estados do país, mas também fora dele. A qualidade do fruto abriu as portas para o mercado internacional, com exportação para países da Europa e Oriente Médio.

O município vem se destacando e ganhando reconhecimento pela extensa produção graças a um conjunto de vários fatores como as condições favoráveis de clima e solo, a disponibilidade de boa tecnologia de produção e de tratamento pós-colheita.

Em setembro deste ano, Carlópolis foi reconhecida como a Capital Nacional da Goiaba de Mesa, título concedido por meio da Lei Federal 14.672/2023. Esse é o terceiro grande reconhecimento do produto.

A goiaba de mesa também conquistou a certificação Good Agricultural Practices (GAP), que reconhece a segurança alimentar e sustentabilidade em produtos de origem agrícola. Ela é concedida por uma organização privada que estabelece padrões voluntários para a certificação de produtos agrícolas em todo o mundo.

Atualmente, Carlópolis conta com 1 mil hectares de produção de goiaba e, destes, 500 hectares abrangem os 96 produtores que são associados da Capal.

Assistência técnica

Com o crescimento de produtores, a Capal viu a necessidade de realizar um acompanhamento técnico com o objetivo de manter a qualidade do fruto e desenvolver um trabalho ainda mais eficiente. Com uma unidade em Carlópolis, a Cooperativa iniciou um projeto, há cerca de quatro meses, para levantar as principais questões dos produtores e então começar com as assistências técnicas nas propriedades.

“Até então, aqui no município, não havia o trabalho de assistência técnica voltada para a goiaba. Havia essa carência. Então iniciamos um trabalho com visitas mensais aos produtores para conversar e apresentar o nosso trabalho. Assim como o café, a assistência da Capal ajuda a agregar valor à produção, como o manejo nutricional da planta, análise de solo e adubação adequada. Os pequenos detalhes vão causar uma enorme diferença ao produtor”, destacou a engenheira agrônoma, Mabelle de Almeida Choma.

Cultura da goiaba

Diferentemente de outras culturas, a goiaba pode ser produzida o ano todo, proporcionando retorno financeiro todos os meses para o produtor. “Os pés de goiaba são escalonados e as podas são realizadas por talhões fazendo com que ela possa ser produzida de sete a oito meses após a poda. Dessa maneira, a colheita pode ser feita o ano inteiro e não somente em épocas específicas”, destacou Mabelle.

Além das podas, uma das práticas culturais utilizadas em Carlópolis é ensacamento dos frutos quando ainda são pequenos. A técnica impede o ataque de pragas e doenças e, com isso, elimina a necessidade de aplicação de agrotóxicos.

De encontro com as necessidades dos produtores

O gerente da unidade de Carlópolis, Claudinei Vieira, explica que o projeto da Capal vem de encontro com as necessidades dos cooperados que precisam estabelecer uma cultura rentável e constante. Segundo ele, com o aumento da área, é importante que a Cooperativa esteja trabalhando com a assistência técnica para gerar resultados e buscar soluções para os problemas diários.

“Dessa forma, a nossa assistência irá cuidar da qualidade da goiaba, cumprindo as legislações e evitando o uso de agrotóxicos não recomendados. A Capal quer contribuir de forma bastante interessante e promissora na questão da qualidade do produto através de parcerias com o IDR-PR, universidades e órgãos de pesquisa. E nós iremos fornecer todo treinamento necessário para que os nossos técnicos possam desenvolver um trabalho eficiente”, disse o gerente.

“A nossa lavoura era fragilizada e a goiaba nos salvou”

O produtor e associado da Capal, há cerca de oito anos, Hedren Aparecido Liuti, recebeu a equipe do Capal Notícias em sua propriedade, localizada em Carlópolis, e contou a sua trajetória com a goiaba e o quanto a produção do fruto fez diferença na vida da família que passou por dificuldades. Confira.

Uma das frases que eu costumo sempre falar sobre a minha trajetória com a goiaba é de que Deus não responde necessidade, mas responde fé. Eu estava passando por dificuldades com outras culturas e eu vinha rezando e pedindo uma graça para migrar. Nós tínhamos uma lavoura bem fragilizada e resolvemos plantar um pouco de goiaba.

Nós começamos em 2013 com um hectare de goiaba, não tínhamos nenhuma noção como era o plantio e na época tinha pouco produto disponível para a goiaba no mercado.

Dei início ao plantio por incentivo da minha esposa, Geani dos Santos Liuti, que já é falecida. Ela foi uma grande incentivadora para que a gente começasse a ter uma segunda cultura aqui no sítio.

Na minha primeira produção eu perdi 100% por não ter prática. Mas depois fomos pegando gosto. Os filhos, Daniel, 22 anos; Emanoel, 24 anos e Mirian, 16 anos, sempre estiveram aqui me ajudando. Hoje o Daniel está cursando Agronomia e pretende voltar.

A gente sabia que não tinha como tocar a propriedade só com o que nós tínhamos. Fomos progredindo e vendo que a produção foi caminhando. Tivemos a satisfação de ver que tudo foi progredindo.

Fomos dando sustentabilidade na propriedade e hoje estamos realizados dentro da cultura da goiaba. De um hectare plantado, hoje estamos com oito. Se não fosse a goiaba, hoje nós não estaríamos aqui. Eu estava devendo bastante e o fruto ajudou a sobrar dinheiro para nos manter aqui, principalmente quando chegamos ao final da safra do café.

E a Capal tem dado todo suporte para nós produtores. Os técnicos, à exemplo da Mabelle que nos acompanha, tem todo o conhecimento necessário. Costumo dizer que o produtor tem a prática, mas precisa de uma pessoa que tenha esse conhecimento técnico necessário. Isso é um diferencial muito grande e agradecemos a Cooperativa por todo esse apoio que ela tem dado para o produtor rural.

Hoje eu vejo que o que eu quero para mim eu também preciso querer para os outros. O nosso vizinho não pode ser o nosso concorrente. E as famílias precisam se unir para ter uma vida melhor. A goiaba, por produzir o ano todo, é uma benção para os produtores”, finalizou.

 

 


Goiaba: cultura que agrega valor para os produtores de Carlópolis

Gestão e boas práticas: associados de SP se destacam na produção leiteira

Cooperativismo em família: conheça a trajetória de Leendert Noordegraaf em Arapoti

Conheça a trajetória da família Latanzio e o amor pela produção de leite

Conheça a história inspiradora do produtor Sybren e da esposa Karin

Da lavoura à pecuária: elas conquistaram espaço no agronegócio

De pai para filhos: conheça a história da família Sala

Propriedades de pequeno porte investem na qualidade do leite

Lúcio Drinko: Associado está entre os melhores produtores de leite do país

Hiroshi Yamashita: cooperando se vai mais longe

Antonio Rosolen: confiança no cooperativismo que gera desenvolvimento

Vitorio Aguera: aplicação de conhecimento técnico aumentou produtividade

Estreitando laços entre Cooperativa e cooperado - conheça a propriedade de Arnald Bronkhorst e família

De pensar em desistir, até ser referência em produtividade no café

Gestão eficiente e leite de qualidade: o exemplo da família do cooperado Marinus Teunis Hagen Filho

Aprimorar estrutura e qualidade de produção é meta constante na propriedade Reunidas Barbosas

Vaca holandesa de cooperado recebe pontuação máxima e inédita no Brasil

Cooperados Capal conquistam padrão Ouro em auditoria da Unium

Cooperados Capal recebem prêmio por alta produtividade de milho

Osmil e Murilo Sala são adeptos do Programa de Precisão na Agricultura da Capal, que proporciona ferramentas para melhor aproveitamento do solo

Cafés especiais: um horizonte lucrativo – Conheça o cooperado Luiz Saldanha

Nutrição adequada resulta em aumento de renda e prosperidade

Maria Elza Ishizuka – Crescimento econômico e social

Renato Zambianco Nastaro – Salto de qualidade na agricultura

Cassemiro Turkiwcz – Uma história de cooperação

Conforto animal e boa alimentação garantem ótima produtividade

Amor pelos animais: uma tradição que vem de família

Exemplo de dedicação e respeito pelo trabalho no campo

Umberto Dalcin – Além de ser um cooperado 100%, ajuda a divulgar a Cooperativa através da sua propriedade

Em Itararé, o cooperado Murilo Ruivo de Mello é exemplo de dedicação ao trabalho no campo

Dedicação no preparo de animais para exposições

Cooperado de Carlópolis aposta em nutrição animal para obter mais retorno na produção de leite

Alianças que fortalecem o cooperativismo

Um exemplo de dedicação e de fé no trabalho no campo

Café - Trazendo alegria e renda ao produtor de Carlópolis (PR)

Trabalho dedicado e diversificação na propriedade garantem os resultados

Histórias que fazem parte da história da Capal

É possível explorar o potencial da propriedade sem esgotar a terra

Apostar na diversificação é garantia de mais estabilidade no campo

Dedicação ao trabalho no campo e organização são destaque na propriedade de Marcos Bulka, em Sengés-PR





+55 43 3512-1000
faleconosco@capal.coop.br
A COOPERATIVA
- História
- Visão
- Administração

SEJA UM COOPERADO
- Vantagens
- Como ser um cooperado
- Formulário

UNIDADES
PRODUTOS E SERVIÇOS
Rações
- gado de leite
- gado de corte
- outros animais
Sementes
- soja
- trigo
Recepção e Secagem
Loja de Produtos
Postos de Combustível
INSTITUCIONAL
- Trabalhe conosco
- Fale conosco
- Vídeo institucional
- Galeria de imagens

NOTÍCIAS

AGENDA

PUBLICAÇÕES
- Editoriais
- Relatórios
Capal Cooperativa Agroindustrial - 2014 | Todos os direitos reservados | Desenvolvido por Marketing Mix
Rua Saladino de Castro, 1375. Arapoti - Paraná - Brasil - Fone: (43) 3512-1000. Fax: (43) 3557-1633