Cadastro de Fornecedores e Clientes | Área do cooperado | Webmail

A Campo: produzindo água

voltar
Foto: Soja no reprodutivo em normal desenvolvimento, mesmo sob altas temperaturas

Nos últimos dias as culturas estão enfrentado temperaturas elevadas, são horas e dias seguidos de estresse térmico. Quando sentimos esse estresse buscamos consumir mais água, as plantas não são diferentes. Anos agrícolas se passam e o principal insumo que nossas culturas demandam é a água. As plantas são compostas de 85% de água. A maior demanda hídrica das culturas é na fase reprodutiva, a evapotranspiração nessa fase pode chegar a 7-9mm/dia. Então como ofertar de forma adequada, se nem todos possuem irrigação?
 
O solo é a nossa caixa d’água, entretanto, o tamanho dessa caixa varia de acordo com o tipo de solo, sobre o qual se cultivam as plantas. As práticas de manejo interferem na armazenagem e na possibilidade das raízes acessarem esse reservatório. É possível sim, ter solos que naturalmente tinham alto potencial de armazenagem e com a ação antrópica essa característica foi reduzida, através de compactação e erosão, por exemplo.

A agricultura do futuro, já é presente em diversas propriedades que adotam a preservação e melhoria do solo como fator mais importante. O aumento da caixa d’água se dá com práticas que não promovam compactação, como não colher e trafegar na área com solo muito úmido e definir linhas de tráfego para pulverização, sem alterá-las. A erosão, que se dá por canais ou laminar, deve ser eliminada, essa água que escorre poderia permanecer em parte no talhão.

O acesso das culturas a água em profundidade depende também da oferta de Cálcio e insolubilização do Alumínio tóxico. Na condição atual de temperatura é possível observar resultados positivos da eficaz correção de solo em áreas aonde o cooperado utiliza o Programa de Precisão na Agricultura da Capal, resultando claramente em manutenção dos altos tetos produtivos que podem ser alcançados na agricultura atual, além da otimização de insumos e redução de custos de produção no médio prazo.

O grande desafio do agricultor é saber armazenar a água com a melhoria de sua caixa d’água, mantendo assim o potencial produtivo das culturas em anos de menor oferta desse insumo.
 
Foto de 26/12/25, temperatura: 34 ºC. Mesmo tipo de solo: latossolo.
 
 
Texto por Cleiton Luiz Fassini - Engenheiro Agrônomo
Departamento de Assistência Técnica Agrícola - Itararé/SP. Publicado em 31/12/26, no Informativo Capal.