Espírito cooperativista - “Ao longo desses 50 anos, a Ceral enfrentou dificuldades, como a falta de equipamentos, de estrutura, de material, mas o que nunca faltou foi o espírito cooperativista que sempre esteve norteando as decisões e trilhando os caminhos”, disse o presidente da cooperativa, Adolf Hendrik van Arragon. “Eu comecei a trabalhar na Ceral há 30 anos e era tudo muito diferente. Não tinha equipamento, carro e nem estradas. Então nós levávamos os postes nas costas para construir as redes”, relembra Dejair Teixeira de Oliveira, funcionário da cooperativa.
Uma das mais antigas - Fruto da visão empreendedora de um grupo de pioneiros, a cooperativa foi a segunda do Brasil a levar energia elétrica para a área rural e é uma das mais antigas ainda em atividade. A sua criação foi fundamental para o desenvolvimento da atividade agrícola e pecuária no município, suprindo as necessidades de energia e melhorando a vida do homem do campo. “A vida mudou totalmente porque de repente a energia estava dentro de casa para assistir televisão, ouvir música. Ao acordar às 4h30 da manhã para tirar leite, você ligava a luz e o gado já vinha para casa para ser ordenhado. Tudo isso facilitou muito a vida no campo”, conta o historiador Jan Egbert Borg.
Atualmente - Hoje, a Ceral conta com aproximadamente 250 cooperados e 33 funcionários, atuando na comercialização de materiais e prestação de serviços elétricos, além da geração de energia. A Ceral-Dis originada de um processo de cisão da Ceral atua na distribuição de energia elétrica. “É sempre bom comemorarmos um jubileu porque nos faz lembrar da história que no dia a dia esquecemos. Quase nunca percebemos a importância que a Ceral tem para a área rural. Na verdade, somos até um pouco “mimados”, porque dificilmente ficamos sem energia, nem mesmo por algumas horas”, comenta a cooperada Beate von Staa ao exaltar a qualidade dos serviços prestados pela cooperativa.
Importância - Presente no evento, o presidente da Sicredi Novos Horizontes, cooperativa de crédito com sede em Arapoti, Luciano Dias Carneiro Klüppel, ressaltou a importância da Ceral para o desenvolvimento do município: "Há 50 anos a Ceral está colocando luz no campo, fazendo com que a produtividade em Arapoti possa crescer. É uma satisfação participar de uma cooperativa que ajuda a transformar não só uma cidade, mas toda uma região” diz.
Futuro - “Ao comemorar 50 anos, a Ceral reforça seus laços de união, e olha para o futuro trabalhando em busca dos novos objetivos, com empenho e dinamismo, sempre alicerçados na cooperação”, acrescenta o presidente da cooperativa. (Ceral)
Fonte: www.paranacooperativo.coop.br