Colaboradores da Capal, Ceral e Sicredi revitalizam jardim da Casa Lar de Arapoti
Ação é parte do Dia C e visa realizar melhorias para o espaço de atendimento a crianças e adolescentes em vulnerabilidade social; trabalho aconteceu sem aglomerações devido à pandemia de Covid-19
Dezenas de colaboradores das cooperativas Capal, Ceral e Sicredi se dedicaram a revitalizar a área externa da Casa Lar em Arapoti como parte do Dia de Cooperar (Dia C). O ambiente ficou mais aconchegante às crianças e adolescentes que são encaminhados à entidade por estarem em vulnerabilidade social e familiar. A entrega das melhorias aconteceu no fim de julho.
De acordo com a coordenadora da Casa Lar, Ângela Cristina Garcia, transformar o jardim em um cantinho melhor era um sonho. “Quando as crianças e adolescentes chegam aqui, são vulneráveis. Eles tiveram todos os seus direitos violados e aqui os acolhemos da melhor forma possível. Nós corremos atrás para fazer um lugar mais acolhedor, mais alegre”.
O trabalho consistiu em realizar a jardinagem nas áreas externas, o plantio de grama e de árvores frutíferas, a limpeza e o tratamento da grama existente, a recolocação de areia no parquinho, a pintura dos brinquedos e a lavagem das calçadas. Foram criados ainda quatro novos espaços no jardim, incluindo uma área para leitura e lazer.
Alessandra Heuer, responsável pelo setor de Comunicação e Marketing da Capal, conta que os funcionários da Cooperativa sentiram falta da celebração do Dia do Cooperativismo. “Estávamos acostumados a realizar uma grande ação social no Dia C, reunindo cerca de 60 colaboradores voluntários das três cooperativas, e acabava sendo uma espécie de festa. Sempre com muito trabalho, mas muita alegria e integração. Já havíamos inclusive lançado a ação na OCB quando veio o impedimento devido à pandemia, isso nos forçou a mudar os planos, porém, mantendo o objetivo. Os colaboradores, agora cerca de 20 pessoas, foram realizando os trabalhos individualmente, o que levou mais tempo também. No final, ficamos felizes com o resultado, ainda que com o sentimento de vazio por não haver aquela alegria do trabalho conjunto”.
O Dia de Cooperar tem a parceria da Secretaria Municipal de Ação Social e apoio do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop).