Semana de prevenção de acidentes mobiliza colaboradores da CAPAL com palestras e a produção de vídeos orientativos sobre segurança
Respeitando o distanciamento social, ações deste ano focaram na importância da identificação prévia dos riscos, mensagens de apoio e recomendações específicas para as diversas áreas de trabalho; evento teve como tema “Cuidar sempre”
A pandemia da Covid-19 não foi empecilho para que os colaboradores da Capal Cooperativa Agroindustrial realizassem a Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho (Sipat) de 2020. O tema “Cuidar sempre” sintetizou os cuidados e a aplicação dos treinamentos realizados para os cerca de 820 colaboradores, para evitar acidentes e observando sempre a identificação dos riscos.
Coordenadora de Recursos Humanos da CAPAL, Eliane Andreani afirma que o cuidado é a base para um ambiente seguro e que, em um momento em que “tudo está mais dinâmico”, a Sipat não poderia ser diferente. “A pandemia nos obrigou a usar da criatividade para levar o tema da segurança e, mesmo distantes, nos sentimos próximos uns dos outros”, conta a coordenadora, lembrando que, nos anos anteriores, os colaboradores se reuniam na Associação dos Funcionários da Capal (Asfuca), em Arapoti (PR).
Durante a semana, houve palestras realizadas por Rodrigo Monsil, especialista em comunicação, pedagogo e que usa mágica nos seus eventos. “Fizemos várias palestras com pequenos grupos, sempre mantendo a distância recomendada para evitar a Covid. Nas palestras, com um pouco de mágica, mostramos a importância da segurança no trabalho, fazendo com que os funcionários reflitam sobre a prevenção nas atividades do nosso cotidiano. Lembrando sempre de fazer a análise de risco antes da realização de qualquer atividade”, explica Andreani.
Esse trabalho voltado aos cuidados com o profissional resulta em exemplos concretos. Um deles é o fato da matriz em Arapoti completar um ano sem acidentes de trabalho com afastamento. Unidade de Wenceslau Braz também completou um ano sem acidentes.
Elo de Segurança
Além das palestras, a CAPAL realizou o projeto “Amigo Protetor”, em que, por sorteio, os colaboradores se conectavam a um colega de trabalho encaminhando mensagens de apoio, de carinho e proteção, principalmente em relação à segurança, mas também com foco na Covid-19.
Também foi realizado o “Elo de Segurança”, ação em que vídeos foram gravados por profissionais de várias unidades da cooperativa, tanto no Paraná quanto em São Paulo, para fazer e receber uma recomendação de segurança relativa à determinada área, identificando os riscos específicos para aquele ambiente. Algumas unidades também se reuniram em pequenos grupos e respeitando o distanciamento social projetaram os vídeos aos colaboradores que não tinham acesso à intranet.
A assistente administrativa na unidade da cooperativa em Wenceslau Braz (PR), Cristina Okada, se diz “muito honrada” em fazer parte da CAPAL, pois a cooperativa mostra-se em constante preocupação no quesito segurança. “Infelizmente, neste ano, não pudemos fazer nosso encontro presencial, porém durante toda a Sipat foram publicados vídeos de conscientização para todos os setores da cooperativa, nos organizamos em turnos para que todos pudessem participar e dar suas contribuições. Agradeço a cooperativa por sua iniciativa neste ano e por estar sempre elaborando novas maneiras para proporcionar o bem-estar de todos”, afirma Okada.