Ação reforça compromisso da Cooperativa com serviço de qualidade ao associado
Os produtores de café associados à Capal podem contar com mais um esforço da cooperativa para agregar valor à produção. Além dos investimentos realizados em 2019 e 2020, com a aquisição e estruturação das unidades cafeeiras em Carlópolis e Pinhalão, o Departamento de Assistência Técnica (DAT) da Cooperativa está trabalhando para realizar um acompanhamento cada vez mais especializado, objetivo e eficiente na lavoura.
A novidade da vez é o campo experimental de café, localizado junto à unidade de Pinhalão. Vários integrantes do corpo técnico da Capal estão trabalhando na iniciativa. A área vai passar por 3 fases de tratamento, em que serão avaliados o controle de doenças e pragas e a nutrição do cafeeiro.
Atualmente, o café está na fase de expansão do fruto, ou seja, enchimento. Para a nutrição do cafeeiro, a equipe técnica está realizando adubação química e organomineral; além de tratamentos fitossanitários para pragas e doenças. Com os tratamentos realizados, será possível observar a eficácia superior ou inferior dos produtos aplicados no controle de pragas como bicho mineiro, broca, ácaro vermelho e ácaro da leprose, e também no controle de doenças como ferrugem, cercospora, antracnose e phoma. A verificação da eficácia dos produtos será uma ferramenta para recomendações agronômicas mais direcionadas e eficazes. O objetivo deste trabalho é identificar o melhor tratamento fitossanitário e nutricional para a recomendação técnica aos cooperados da Capal.
Agora, a expectativa da equipe é a demonstração dos resultados para os cooperados. Entre os meses de março e abril, será promovido o Tec Campo Café para que os produtores possam conferir a resposta da lavoura aos tratamentos realizados.