+55 43 3512-1000     faleconosco@capal.coop.br
  INICIAL A COOPERATIVA SEJA UM COOPERADO UNIDADES
INSTITUCIONAL
AGENDA
PUBLICAÇÕES
LINKS ÚTEIS
DOWNLOADS
INFORMATIVOS
PODCASTS
PREVISÃO DO TEMPO
   



03
Mai 22

Capal ultrapassa 500 mil toneladas em recebimento de grãos na safra verão 21/22




A Capal Cooperativa Agroindustrial finalizou a safra 21/22 com volume de recebimento de 527 mil toneladas. O maior número foi da Unidade de Taquarituba, com 124 mil ton de soja, correspondendo a 29% da recepção total do grão, que alcançou 430.577 toneladas. O segundo maior volume de recebimento foi em Arapoti (95,3 mil ton), seguido de Wenceslau Braz (66,2 mil ton), Taquarivaí (59,7 mil ton), Itararé (45,6 mil ton) e Curiúva (13,7 mil ton).

Já o milho teve maior volume de recepção em Arapoti. Foram 38,9 mil ton do grão entregues na Matriz, o que significa 40% da recepção total, que somou 96.433 toneladas. Depois, vem o recebimento em Itararé (25 mil ton), Taquarivaí (12,9 mil ton), Taquarituba (9,1 mil ton), Curiúva (5,7 mil ton) e Wenceslau Braz (4,5 mil ton).

O coordenador operacional Celso Ricardo Poletti Dias aponta que, além do volume recebido, a qualidade dos grãos também foi satisfatória. “Ambos os produtos estão com boa qualidade, sem problemas quanto à presença de grãos avariados, estando dentro do padrão”, pontua.

O agrônomo Marcelo José Odair, do Departamento de Assistência Técnica (DAT) de Wenceslau Braz, comenta que, em comparação com outras regiões do Brasil, fomos abençoados. Apesar da instabilidade e da variação climática, que influenciaram a produtividade, a média foi de 3 mil kg/ha até 5,9 mil kg/ha na região que atendida por ele.

Marcelo destaca a importância da pesquisa para se obter bons resultados na lavoura: “estamos sempre em sintonia com a Fundação ABC, pois a pesquisa é uma das ferramentas mais importantes, responsável pela agricultura de alto nível da região, aliada dos cooperados e da assistência técnica, sempre orientando recomendações eficientes no controle e principalmente nos custos de produção”.

Na Unidade de Beneficiamento de Sementes (UBS) em Wenceslau Braz, o recebimento total foi de 25,4 mil ton. O agrônomo Marcelo José Odair também assegura a qualidade, tanto dos grãos, quanto das sementes produzidos na última safra. “A semente que o cooperado vai utilizar na próxima safra foi produzida com muito cuidado”, garante.

O agrônomo pontua que para produzir grãos, independentemente de quais sejam (soja, milho, feijão, trigo, cevada ou aveia) e sementes deve-se fazer tudo muito bem feito, com muito capricho: “os insumos devem ser aplicados no momento correto, em parceria com a assistência técnica e o respaldo da pesquisa.” Finaliza ainda recordando que a Cooperativa trabalha constantemente para o sucesso da safra, com eficiência na aquisição de insumos e em todas as etapas dentro do processo, desde o início ao final da colheita.

(Fonte: Comunicação Capal)

 






+55 43 3512-1000
faleconosco@capal.coop.br
A COOPERATIVA
- História
- Visão
- Administração

SEJA UM COOPERADO
- Vantagens
- Como ser um cooperado
- Formulário

UNIDADES
PRODUTOS E SERVIÇOS
Rações
- gado de leite
- gado de corte
- outros animais
Sementes
- soja
- trigo
Recepção e Secagem
Loja de Produtos
Postos de Combustível
INSTITUCIONAL
- Trabalhe conosco
- Fale conosco
- Vídeo institucional
- Galeria de imagens

NOTÍCIAS

AGENDA

PUBLICAÇÕES
- Editoriais
- Relatórios
Capal Cooperativa Agroindustrial - 2014 | Todos os direitos reservados | Desenvolvido por Marketing Mix
Rua Saladino de Castro, 1375. Arapoti - Paraná - Brasil - Fone: (43) 3512-1000. Fax: (43) 3557-1633