Colocação é definida com base no faturamento de 2021 e atesta o crescimento sólido que vive a Cooperativa
No dia 10/05, a Capal recebeu representantes da Ocepar para a tradicional reunião institucional que acontece anualmente. Da Cooperativa, estiveram presentes o Conselho de Administração, Conselho Fiscal, Diretoria Executiva e lideranças de setores e filiais.
Para iniciar a reunião, o superintendente do Sescoop/PR, Leonardo Boesche, reforçou a satisfação em estar novamente visitando a Capal, com o retorno dos encontros presenciais. Ele comentou sobre o cenário econômico atual, lembrando os reflexos da guerra na Ucrânia, momento político e demais interferências que afetam os negócios. “A Ocepar está atenta aos acontecimentos e busca fazer seu papel na representação dos interesses das cooperativas paranaenses. Na questão política, por exemplo, estamos promovendo novamente o Programa de Educação Política, para assim difundir as informações importantes deste tema de forma responsável e imparcial”, comenta Leonardo.
A apresentação dos dados foi feita pelo Coordenador de Desenvolvimento Cooperativo, João Gogola Neto, que ressaltou os grandes números do cooperativismo no estado, como, por exemplo, faturamento de 153,7 bilhões de reais. “2021 foi um ano excelente para o segmento, e isso é percebido pelo crescimento de 32,8% no faturamento geral das cooperativas.
O número de cooperados também chama a atenção, somando 2,7 milhões de pessoas”, pontua João. Além disso, o cooperativismo tem figurado entre os grandes empregadores do Paraná, contando com mais de 129 mil empregos diretos.
Especificamente no ramo agro, são 58 cooperativas, entre as quais a Capal ocupa a 14a posição em faturamento. O destaque porém, fica por conta do aumento expressivo no faturamento vivido em 2021, que representou 58% a mais, quando comparado com 2020, maior crescimento entre as grandes e médio/grandes do Paraná.
Outro destaque da Capal é o valor devolvido aos cooperados. No exercício 2021 o total passou dos 60 milhões de reais, 35% do seu resultado. “É umas das cooperativas que mais dá retorno financeiro para os cooperados”, afirma João.
Para concluir as apresentações, Alexandre Amorim Monteiro, Assessor Técnico do GETEC, comentou sobre o apoio político recebido nas demandas apresentadas, falou sobre leis e projetos em andamento. Também trouxe informações sobre o PRC 200, programa da Ocepar que tem como objetivo buscar a sustentabilidade das cooperativas do Paraná, por meio de ações voltadas para inovação, intercooperação, logística, desenvolvimento profissional, entre outras.
Para encerrar a reunião, o vice-presidente da Capal, Stefano Elgersma, agradeceu a presença de todos e salientou que aquele ótimo resultado só pôde ser alcançado através de muita cooperação entre os profissionais. “Assim como fazemos um check-up médico, para verificar a nossa saúde, essa reunião faz uma análise geral da saúde da Capal, apontando pontos de melhoria e atenção e também ressaltando nossos pontos fortes”, concluiu.