27
Out 22 ![]() |
Impacto das chuvas nas lavouras de cultura anual
![]()
Engenheiro Agrônomo e Mestre em Ciências de Solo, Roberto Martins, responde sobre o tema
Diante do cenário de fortes chuvas nos últimos dias, buscamos o coordenador do DAT Agrícola da Capal, Roberto Martins, para entender os impactos do alto volume de água nas lavouras, que vai muito além das dificuldades de entrada com máquinas.
Nas culturas anuais os impactos nos resultados frente ao excesso de chuvas são maiores, tendo em vista seu menor período de tempo entre plantio e colheita. Analisando esse fator do clima nas relações do sistema produtivo solo x planta, os principais fatores com efeitos negativos nos resultados de produção e ou qualidade são:
- essa umidade disponível favorece a ocorrência de doenças, tanto na sua incidência quanto em sua severidade; - baixo crescimento e desenvolvimento de plantas devido à falta de luz necessária para a fotossíntese, que é um processo bioquímico para a planta produzir seu próprio alimento; - no solo acontecerá uma redução de disponibilidade de oxigênio, o que prejudicará a planta e também a biologia do solo, pois eles necessitam do oxigênio para sua sobrevivência; - o excesso de água levará em alguns casos a lixiviação de importantes nutrientes, assim como, acidificação do solo; - a condição física do solo nestas situações possibilita danos maiores como a ocorrência de erosões além de inviabilizar a mecanização agrícola para os manejos e controles necessários no ciclo da cultura, inclusive sua colheita, que após a maturação fisiológica terá grãos sujeitos a perdas irreversíveis de peso e ou qualidade através da sua germinação no campo; - zoneamento agrícola e pesquisa aplicada, entre outras.
Entende-se que as condições climáticas estão fora do controle, mas existe algum manejo que o produtor pode adotar para mitigar esses riscos?
Sim, seguir as orientações e recomendações técnicas em relação a práticas para conservação de solos, como construção de terraços com o propósito de disciplinar o volume de escoamento das águas das chuvas, cobertura de solo, uso estruturado de plantio direto, rotação de culturas, plantar nas melhores janelas frente ao zoneamento agrícola e pesquisa aplicada, entre outras.
Sobre a Capal Cooperativa Agroindustrial
Fundada em 1960, a CAPAL conta atualmente com mais de 3,5 mil associados, distribuídos em 21 unidades de negócios, nos estados do Paraná e São Paulo. A cadeia agrícola responde por cerca de 65% das operações da cooperativa, produzindo mais de 862 mil toneladas de grãos por ano, com destaque para soja, trigo, milho e café. A área agrícola assistida ultrapassa os 161 mil hectares. O volume de leite negociado mensalmente é de 12 milhões de litros, proveniente de 320 produtores. Além disso, a cooperativa comercializa 31 mil toneladas de suínos vivos ao ano.
|
![]() |
![]() ![]() faleconosco@capal.coop.br |
![]() |
A COOPERATIVA - História - Visão - Administração SEJA UM COOPERADO - Vantagens - Como ser um cooperado - Formulário UNIDADES |
PRODUTOS E SERVIÇOS Rações - gado de leite - gado de corte - outros animais Sementes - soja - trigo Recepção e Secagem Loja de Produtos Postos de Combustível |
INSTITUCIONAL - Trabalhe conosco - Fale conosco - Vídeo institucional - Galeria de imagens NOTÍCIAS AGENDA PUBLICAÇÕES - Editoriais - Relatórios |