30
Jan 23 ![]() |
Produtores e técnicos são reconhecidos por boas práticas na agricultura
![]()
O Programa Boas Práticas na Agricultura (PBPA) da Capal apresentou os resultados da sua terceira edição ocorrida em 2022 e reconheceu os melhores resultados obtidos pelos produtores, engenheiros agrônomos e assistentes técnicos. A apresentação juntamente com a premiação foi realizada na tarde da última terça-feira (10) na sede da ASFUCA.
O PBPA avalia as principais práticas relacionadas à implantação, manejo e gestão das principais culturas assistidas pelo Departamento de Assistência Técnica da Cooperativa. O objetivo principal é desenvolver um modelo de gestão técnica da produção agrícola, contribuindo para o uso racional de insumos, buscando maximizar a rentabilidade da atividade agrícola dos cooperados, além da sustentabilidade técnica, financeira, social e ambiental.
“Nessa terceira edição nós percebemos os principais pontos que foram destacados dentro da assistência técnica para os cooperados e os impactos positivos nos resultados de produção. Ficamos muito felizes em ver que o programa está fazendo a sua função que é agregar valor ao produtor”, disse o engenheiro agrônomo, Roberto Martins, Coordenador do Departamento de Assistência Técnica Agrícola.
Para ele, o PBPA tem ampliado cada vez mais o número de participantes com uma maior adesão ano após ano. “Estou muito otimista porque mais pessoas estão buscando resultados. E é muito importante a nossa assistência técnica estar sintonizada para essa próxima versão e convidando os cooperados que estão preocupados com a gestão sustentável e financeira”, destacou Roberto.
- Premiação
Entre os itens avaliados para os cooperados foram uniformidade do plantio; monitoramento da cultura; produtividade colhida; perdas ocorridas e danos nos grãos colhidos.
Os três primeiros lugares no resultado final ficaram com os produtores Claudemir Bolognesi (Wenceslau Braz) – pontuação 951,34, Renee Van Der Goot (Arapoti) – pontuação 919,33 e Geraldo Rafael de Barros (Taquarivaí) – pontuação 899,10. Os engenheiros agrônomos Eliezer Fatiga Solda (Arapoti), Marcelo José Odair (Wenceslau Braz), Ronaldo Adriano da Silva (Wenceslau Braz) e Gustavo Henrique Oliveira (Itararé) e os assistentes técnicos Gelson Cruz de Souza, Lucas Aleksander Broniski Brigo e Tharles Garbin também obtiveram os melhores resultados durante a avaliação do programa.
- Reconhecimento
O agrônomo Johny Van Der Goot é filho do produtor premiado Renee Van Der Goot e destacou a importância de alcançar bons resultados no programa. “É muito interessante pois conseguimos ver os pontos positivos através da pontuação boa que tivemos e também percebemos aquilo que estamos precisando melhorar através dos parâmetros dos outros produtores. Além disso, é muito divertido participar porque se mais produtores aderirem haverá uma competividade saudável”, apontou.
O engenheiro agrônomo, Eliezer Solda, participou do programa pela terceira vez e lembrou da importância da ferramenta para registrar as informações da safra. “Hoje para mim acaba sendo natural registrar essas informações tão importantes das áreas relacionadas às boas práticas na agricultura e nós conseguimos consultar esse fechamento de safra e buscar também a melhoria contínua do trabalho que prestamos de consultoria junto aos cooperados. Gostei muito de ser reconhecido com os resultados”, comemorou.
|
![]() |
![]() ![]() faleconosco@capal.coop.br |
![]() |
A COOPERATIVA - História - Visão - Administração SEJA UM COOPERADO - Vantagens - Como ser um cooperado - Formulário UNIDADES |
PRODUTOS E SERVIÇOS Rações - gado de leite - gado de corte - outros animais Sementes - soja - trigo Recepção e Secagem Loja de Produtos Postos de Combustível |
INSTITUCIONAL - Trabalhe conosco - Fale conosco - Vídeo institucional - Galeria de imagens NOTÍCIAS AGENDA PUBLICAÇÕES - Editoriais - Relatórios |