Cadastro de Fornecedores e Clientes | Área do cooperado | Webmail

Com percurso inédito, 9º Desafio de Rua Capal mobiliza 560 atletas

voltar
Evento promovido pela Cooperativa incentiva a prática esportiva e atrai inscritos iniciantes e veteranos de todas as idades
 
O Desafio de Rua Capal, promovido anualmente pela Cooperativa em 1º de maio, chegou à sua 9ª edição com novidades que marcaram a prova. A primeira delas foi o novo local de concentração e largada: os 560 atletas amadores e profissionais, que vieram de 42 municípios do PR e SP, reuniram-se no Parque de Exposições da Capal, local que já é referência em Arapoti/PR. As inscrições da prova esgotaram-se em dez dias, interesse que posiciona o município como um destino certo para os amantes do esporte.
 
Outra novidade foi a reformulação dos trajetos, que, além do percurso urbano, incluíram trechos rurais, aproximando ainda mais a corrida do ambiente agropecuário. No trajeto de 10 km, os corredores enfrentaram novos trechos de estrada de terra e uma altimetria desafiadora. Os 5 km também incluíram uma passagem pela área rural no entorno da cooperativa, permitindo uma conexão mais próxima com o campo e o cotidiano da região.
 
Participantes aprovam mudanças na prova
 
“Eu gostei mais desse novo trajeto do que dos anos anteriores. Tiveram desafios no caminho, como a baita subida, as pedras e a estrada de chão, mas como sempre foi muito gostoso de participar”, opina Vilma de Souza, 58, que já participou outras vezes do Desafio de Rua e, neste ano, subiu no 2º lugar do pódio na categoria de 50 a 59 anos. 
 
O corredor Júlio César Lopes, 32, ficou em 1º lugar pelo segundo ano consecutivo na categoria 30 a 39 anos, percurso de 5 km. Ele afirma que a corrida mudou o seu estilo de vida e trouxe muitos benefícios. “Depois da corrida do ano passado, eu foquei mais nos treinos e, sem dúvidas, o esporte mudou minha rotina para melhor, em todos os sentidos. Eu tenho sono de qualidade, me alimento melhor e, quando estou estressado, saio para correr e volto bem mais relaxado”, conta. 
 
Evento une saúde, voluntariado e valorização regional
 
O 9º Desafio de Rua Capal atraiu corredores de todas as faixas etárias, de 16 anos até idosos com mais de 60 anos de idade. O evento também mobilizou mais de 140 voluntários nas funções de apoio, organização e pontos de hidratação. Todos os participantes receberam medalhas no ponto de chegada e os três primeiros colocados de cada categoria receberam troféus.
 
Com o objetivo de promover hábitos saudáveis pelo esporte, o Desafio de Rua Capal se consolida não só como um evento do calendário anual da Cooperativa, mas também da região dos Campos Gerais. 
 
“Estamos estudando aumentar o número de inscrições para o próximo ano, na 10ª edição da corrida”, revela o presidente-executivo da Capal, Adilson Roberto Fuga. “Notamos que as pessoas estão cada vez mais preocupadas com a saúde, um começa a praticar e incentiva o outro, começam a treinar juntos, e alimentar esses hábitos é de uma importância imensa. Isso sem falar que, cada vez mais, temos pessoas de fora participando do evento, então é uma maneira de que mais pessoas visitem Arapoti e conheçam as belezas do nosso município”, complementa.
 
O Desafio de Rua Capal 2025 é uma realização da Capal Cooperativa Agroindustrial e conta com o apoio da Prefeitura Municipal de Arapoti, Sicredi Novos Horizontes PR/SP/RJ, Polícia Militar, voluntários e empresas patrocinadoras BASF, Bayer, Coonagro, Corteva, FMC, Mapfre e  Syngenta.